A importância da tecnologia na educação

http://www.antoniosergio.pt/moodlesas/file.php/1/Imagens/EducacaoTecnologia.jpg


O texto, A importância da tecnologia na educação da autora Divina Salvador Silva, coloca a tecnologia como um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica.
A autora afirma que a escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredito que esse pensamento da autora está correto devido o momento que estamos passando e nos espera no futuro não muito distante, em que a tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas.
Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta . Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.

Novas tecnologias na educação

http://www.sergipe.com.br/balaiodenoticias/elba_120.jpg


A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta as vezes se leva tempo para domina-los contendo vários equívocos. As escolas têm equipamentos, mas não sabem como utiliza-los. Para a dominação dessa tecnologia é preciso dispormos de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas, embora a aceleração da produção em informática tenha diminuído bastante.

Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como “_ Não mexe no botão da TV ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles dominam a tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajuda-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidade amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.

A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Nessa perspectiva não vamos chegar às salas de aula virtuais. Elas já existem , são interessantes, mas não deverão torna-se o padrão. O que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros deverão ser melhores e adequado à informática, até mesmo com sugestões de sites.

O papel é a forma mais fácil de acesso ao conhecimento, as aulas expositivas, os trabalhos de laboratórios, as pesquisas de campo, as consultas à Internet são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que faz a educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos, o professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.

O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizar com meio para melhorar a qualidade de ensino com essa ferramenta. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se com apenas uma parte do processo de aprendizado.

A experiência do Blogueiro

Durante as pesquisas e estudos para ter uma base de como fazer um blog, pude observar e adquirir experiências própias de blogueiro, pois percebi as minhas potêncialidades pedagógica para o ensino de línguas que são de suma importância para a educação, adquirindo muitas experiências e troca de idéias produtivas.
Ao iniciar os trabalhos pude perceber de imediato que um blog serve para trocarmos idéias e experiencias de vida, no trabalho, na escola, na igreja, na família, com os amigos, ou seja qualquer notícia para ser compartilhada com os outros, favorecendo a interatividade, construção do saber e da comunicação, baseado na dinâmica colaborativa e autônoma de um cidadão democrático. Levando as pessoas a compartilhar informações, refletir e debater, oferecendo a autores e leitores, uma via de expressão não editada, reativa e conectora, sem censura, de um lugar para falar e ser ouvido, demonstrando idéias e experiências vividas em qualquer instância da vida social.
Foram demonstradas a importância das novas tecnologias da informação e da comunicação e todo o potêncial no dia-a-dia do ser humano.
Portanto, as TIC'S e BLOGS no ensino de línguas é uma forma também de ensinar, de uma perspectiva prática, a usar um dos recursos da internet, explorando de modo afomentar o processo de produção de textos, de interação e de expressão de idéias, pois foi um dos trabalhos que mais gostei de pesquisar e participar das atividades e testar os recursos, mas é claro, agora com tudo publicado, vou a meu tempo procurando trabalhar com essa "avalanche" de conhecimentos.

Autora: Magna Lima Brito

Video - Aquarela / Toquinho

Frase: Pitágoras

"Educar as crianças e não será preciso, punir os adultos".

Autor: Pitágoras

FOTOS - Espêriencias na Educação










Feliz Páscoa a todos!

Recado Para Orkut - Páscoa: 6

Frases: Sabedoria

"A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós"
de (Marcel Proust)

[Vídeo] Novas tecnologias na educação


[Vídeo] EDUCAR / Rubem Alves

[Vídeo] A escola / Paulo Freire

Gentileza

http://mmaarrccooss.files.wordpress.com/2007/08/200410435-001-thumb.jpg

A gentileza é uma arte que não nos custa nada e que nos trás enormes benefícios.

Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos O mundo não nos pertence e não vivemos isolados como ilhas no meio do oceano.
Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar
pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que o
Senhor escolheu para fazerem parte da história da nossa vida.

Autor: Desconhecido

O professor e a semente da educaçã


http://api.ning.com/files/hUQS2Hhbl*2czxYQyjhyQJ-wmuIQAFhU5PPxamZwvsQ_/imagem_natureza.jpg

Quando lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes.
Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo.
É fantástica a lição da semente.
A educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que a planta venha amanhã.
Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou.
As coisas caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem a curto prazo.
Mas é preciso acreditar e plantar com a certeza de que mesmo a longo prazo, a semente germinará.

Autor: Desconhecido

Blog e Educação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVTzyF4hyphenhyphendZVg3Tt6Nd2J0UAWZaE0wcNR32__g5nmtUTcVVK0qRfF-Qg8biRUIQWA-N5g18YwHw2FXLRW1H0iQ3XkcRX0Sy1dtpdjm07qwVLTtEOV9ZctZ8Rr2cRi_bpbxAbWNjly7-yI/s660/Blog+e+Educa%C3%A7%C3%A3o.jpg